Cachoeira do Sul sediou, na última quinta feira, um grande movimento que reuniu, no parque da Federarroz, mais de 4.000 produtores rurais de todas as regiões do estado. A união foi para pedir socorro. Um movimento pacífico e apartidário pede a celeridade na ajuda aos produtores prejudicados pelas enchentes e estiagens que assolaram o estado nos últimos anos. A busca pela recuperação da capacidade produtiva do nosso estado deve ser uma luta de todas as classes.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Pedido de negociação
O movimento pediu atenção especial e agilidade para a questão do endividamento visto que logo se inicia uma nova safra. O movimento busca compromisso com medidas concretas para recuperação das áreas afetadas e na retomada das atividades agrícolas do estado. Entre os pedidos está a prorrogação de dívidas, redução de taxas do Pronaf e Pronamp; linhas de crédito para reconstrução das propriedades e capital de giro para produção além de verba para assistência técnica e extensão rural.
Inteligência artificial no campo
No encontro de cooperativas ocorrido em Cruz Alta na última semana, na sede da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. – CCGL foi lançada a assistente virtual da plataforma Smartcoop: a ANA TERRA. Registrada com o nome da protagonista da trilogia de Érico Veríssimo, foi uma homenagem a Cruz Alta, local onde a tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Infomach e a AWS.
Ana Terra: informação e gestão
A assistente virtual interage com os usuários, ajudando o produtor a gerir melhor a sua propriedade, sem necessariamente saber sobre estatística e inteligência artificial. Do melhor momento para a semeadura à melhor hora para a aplicação de um defensivo agrícola, a Ana Terra dá respostas personalizadas para cada um dos 13 mil produtores que acessam a plataforma. As informações são da própria Smartcoop e também da Rede Técnica Cooperativa/RTC — que realiza pesquisas — e são cruzadas pela inteligência artificial.
A plataforma Smartcoop
Beneficiando mais de 13 mil usuários ativos, sendo 70% pequenos produtores, a Smartcoop foi desenvolvida pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), juntamente com as 30 mais importantes cooperativas gaúchas agropecuárias, pensando na intercooperação. Pelo aplicativo, os produtores tem o acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda. A ferramenta ainda agrega suporte extra ao trabalho de assistência técnica já desenvolvida pelas cooperativas, contribuindo para a eficiência produtiva e competitividade de mercado.
Plano Safra 24/25
Frustrante os números anunciados no Plano Safra do governo federal. Frustação em relação ao volume de recursos - muito abaixo da expectativa - e taxas de juros e condições de financiamento fora do esperado pelas federações e associações do setor, tanto para agricultura familiar quanto para a empresarial. Valores insuficientes para equilibrar os custos dos produtores, visto que, em algumas atividades, as margens dos produtores chegam a uma redução de 30%. E nada de especial para os produtores do RS. Apenas um aporte para o seguro rural, o que a CNA analisa como pouco diante das perdas por danos climáticas que o estado vem sofrendo nos últimos anos.